quarta-feira, 23 de junho de 2010

Flash and Crash Days


Um tragicomédia multimidiático.Pudesse traduzir “Flash and crash days”, peça dirigida por Gerald Thomas entre 1992 e 1994, com poucas palavras, talvez seriam estas aquelas que constituem a primeira frase do presente post.
Um trabalho em família: a montagem, importante ponto na história recente do teatro brasileiro, trouxe ao palco as duas fernandas, a Montenegro e a Torres, que então eram respectivamente sogra e esposa de Gerald.Um work in process,  como característico de uma boa parte das experiências teatrais contemporâneas: Montenegro, lembrando dos “flash and crash days”, afirmou que durante o tempo que se mantiveram em cartaz ensaiavam oito horas por dia, de segunda a sexta, e o espetáculo continuou em constante construção.
É uma pena eu não ter podido assistir a esse espetáculo ao vivo.Resta se contentar com o que o vídeo pode proporcionar.Pena também é não ter encontrado o trecho da peça no qual Fernanda Montenegro representa sua morte e outras mais que gostaria de re-assistir e aqui postar.

Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Vi o vídeo do Grotowski achei fabuloso.
    A lingua é de facto uma barreira, mas imagem, embora má aqui, fala por mil palavras. De polaco nem sequer uma palavra...rs.
    Ah tive um worshop de encenação, professor brasileiro que dá aulas em Portugal, na escola superior de educação de Coimbra. Deu-nos montes de bibliografia mas 90% dos livros são brasileiros. Alguns, muito poucos, já tenho, outros já encomendei mas disseram que estavam esgotados. Tem alguma ideia ónde os arranjo e posso encomendar via net? Ontem tentei o submarino mas ou a minha inépcia é esmagadora ou estão esgotados tb lá.
    Será que conhece os livros? 2 tenho a certeza que sim...ou melhor os 3... Pode ser que tb estejam na net...
    Lá vão eles
    1- Direção teatrao de Miriam Amaral e da Unidade Edtorial- 1998; J. Jacques Roubine- A linguagem da encenação teatral - Zhar- 1996 e Patrice Pavis- A análise dos espetáculos- Perspectiva -2003. Tem alguma ideia onde os possa adquirir através da net?
    Uma coisa que fiquei curiosa, como é que um garoto, como você, tem assim um leque tão variado de interesses, que vão desde o teatro , à filosofia e passando pela música?
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir