sexta-feira, 19 de março de 2010

Yoshi Oida de presente pra vocês

Yoshi Oida é aquilo que seu mais conhecido livro sugere em seu título: um ator errante.Depois de iniciar sua trajetória artística no Japão Oida migrou para a França onde passou a atuar junto ao diretor inglês Peter Brook, participando de montagens de diversas peças e também em filmes, como na versão cinematográfica do Mahabarata e em Livro de Cabeceira, de Peter Greenway.A biografia de Oida constitui exemplo de investigação pessoal através da troca com o outro, ele é meio que como um "ator cigano" que tornou-se ponto de encontro entre o oriente e o ocidente reafirmando assim uma tendência muito particular no século XX, que remonta aos encontros entre Mei Lang Fang e Meyerhold, Kazuo Ohno e Mary Wigman, bem como às pesquisas da antropologia teatral.

Encontrei uma série de três vídeos gravados em um workshop de Oida e decidi fazer como ele, compartilhar.Afinal de contas, do que é feito o teatro senão de um compartilhar ? (risos).Faltam as legendas - como de costume - mas ainda assim vale a pena assistir, é material valioso, ainda bem que existe youtube nessas horas.

Parte 1 (para as outras duas recorra ao youtube através do link do título do post):

Um comentário:

  1. Oi Jeferson!! Me chamo Bruna e estava procurando sobre o Yoshi Oida e parei aqui no seu blog :) Gostei muito do vídeo. Obrigada por compartilhar!! :)

    ResponderExcluir