quinta-feira, 11 de março de 2010

Ler a história

A história do teatro no nosso século não se limita à história dos espetáculos. Basta apenas confrontar o conteúdo de qualquer livro de história com o que é encontrado nas crônicas da época para verificar como grande parte do iceberg do teatro está sob a historiografia.

Fabrizio Cruciani

O estudo da história do teatro pode nos servir de antídoto contra a falsa designação de "original" àquilo que, de fato, constitui reprise.Como ressalta Cruciani na epígrafe deste texto, há muito o que "garimpar" do patrimônio histórico teatral.O trabalho do historiador não deixa de ser, metaforicamente falando, o de um garimpeiro, ele caça o ouro oculto pelo esquecimento .
Ao ler as páginas e mais páginas de história do teatro, mergulhemos em sua concretude como quem se submete a um trabalho de parto: ouçamos as vozes dos nossos antepassados e descubramos o quanto de nossa voz faz ecoar seus questionamentos.

Como convite a essa audição, apresento-lhes o mestrado de meu mestre, Camilo Scandolara.Nele o pedagogo disserta sobre a importância dos estúdios do teatro de arte de Moscou na formação do pensamento pedagógico teatral no século XX.

O trabalho pode ser obtido em http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000410155

Obs.: É necessário registrar-se no site para obter acesso ao download da obra (em PDF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário