quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Livros


Dizer que Caetano é maravilhoso é repetir o dito e o redito caindo numa redundância total.Tudo bem.Cederei à redundância por puro prazer de cometê-la: Caetano é maravilhoso.
A riqueza de sua obra reside na qualidade musical que lhe é constante desde os tempos do "Transa" bem como no sedutor domínio da língua portuguesa - que já lhe serviu de tema em"Língua" - demonstrado em suas composições.Esse bahiano é fogo.Feminino como eu.Cantou a mulher em mais de mil facetas ao longo de sua carreira e continua a causar-me aquele "espanto estético" - acabo de inventei o termo ? - que se faz deleite indizível.

Livros consta em seu CD quase homônimo.Consiste em uma poesia que sintetiza com singularidade a beleza misteriosa do transcendente objeto livro, que, no entanto, podemos amar "do amor tátil que votamos aos maços de cigarro".Livro, objeto metafísico, poderia dizer, pois aponta para o que está além de sua frágil fisicidade.

O mais fascinante da palavra é seu poder de sugestão daquilo que está - para citar Artaud, outro amante das letras - "antes da palavra".Livro, objeto que está para além de si mesmo, encerra-se dentro das fronteiras em constante construção do leitor criador, porque, sim, toda leitura não deixa de ser uma criação.

Existem mais mistérios entre o fenotexto e o genotexto do que julga a nossa vã filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário