domingo, 15 de agosto de 2010

Teatro pós-dramático:dramático

Por: Jeferson Torres Lopes[1]

Eis ai a tese de Lehmann como explicada pelo comentário prefacial de Sérgio de Carvalho:

“Teatro pós-dramático parte da hipótese de que a partir dos anos 1970 ocorreu uma profunda ruptura no modo de pensar e fazer teatro.Algo que já estava anunciado pelas vanguardas modernistas do começo do século XX – a valorização da autonomia da cena e a recusa de qualquer tipo de textocentrismo – se desenvolve mais radicalmente, a ponto de assumir um sentido modelar como contraponto da arte ao processo de totalização da indústria cultural” (CARVALHO in LEHMANN,2007,p.7).

Afirmemos em consonância com Lehmann que, a partir da data indicada na citação anterior, realmente ocorre uma aceleração no processo de libertação do discurso cênico das amarras que lhe incutiam o texto dramático, agudizando assim um objetivo que, de fato, remonta às vanguardas das primeiras décadas do século XX.Resta saber se o teatro “pós-dramático” constituiria numa ruptura com seu antitético, o “dramático” – e, também se a pós-modernidade deve ser assumida como ruptura ou continuidade em relação à modernidade, mas isso já é outra história.Mas é o próprio Lehmann que nos chama a atenção, já nas premissas preliminares à sua dissertação, para o fato de que

“Textos importantes continuam a ser escritos, e a expressão “texto teatral”, com frequência empregada de maneira desdenhosa, longe de significar algo meramente ultrapassado, haverá de se mostrar no decorrer da investigação como uma variedade genuína e autêntica do teatro pós-dramático (LEHMANN,2007,p.19)”.

Sendo assim, resta refletir sobre o termo cunhado por Lehmann para referir-se às práticas teatrais discutidas em seu livro.É, percebamos,um vocábulo que não exclui o dramático.Mas, é digno de nota: o prefixo “pós”, pode sugerir a superação daquilo que veio antes.For o caso, resta-nos ainda a superação da definição de drama ainda paradigmática do senso-comum:

“Num sentido geral, o drama é o poema dramático, o texto escrito para diferentes papeis e de acordo com uma ação conflituosa” (PAVIS,2007,p.109).

Pensar em drama como ação, resgatando a etmologia da palavra, talvez poderia servir de antídoto contra a a visão geral deste como texto escrito, que, não obstante contraste gritantemente com a prática teatral contemporânea, nos assombra sempre que afirmamos – mesmo que por oposição – sua presença no termo escrito.Stanislavski (2008,p.40, tradução nossa):

“A base do teatro é fazer, dinamismo.A palavra “drama” em si mesma, no grego antigo, significa “uma ação sendo apresentada”.Em latim a palavra correspondente é actio, e a raíz dessa mesma palavra passou para nosso vocabulário, “ação”, “ator”, “ato”.Então, drama é uma ação que podemos ver sendo apresentada,e, quando ele chega até nós, o ator se torna um agente nessa ação (STANISLAVSKI,2008,p.40, tradução nossa).[2]

O teatro enquanto ação ecoa em verbo através dos tempos.Findo o espetáculo resta a crítica.Passado o tempo, resta a interpretação do fato pela história escrita.E, por um lado, que bom que assim o é, deste modo podemos conversar com os mortos afirmando-os vivos.Mas o teatro continua, seja ele pré-dramático, dramático, pós-dramático ou o que for, ação presente no aqui e agora.E para citar Grotowski (1976,p.167):“O teatro é um encontro”.

[1] Bacharelando em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências bibliográficas:

GROTOWSKI,Jerzy.Em busca de um teatro pobre.Rio de Janeiro:Civilização Brasileira,1976.Trad.Aldomar Conrado.

LEHMANN,Hans-Thies.O teatro pós-dramático.São Paulo:Cosacnayfy,2007.Trad.Pedro Süssekind

PAVIS,Patrice.Dicionário de teatro.São Paulo:Perspectiva,2007.3ª edição.Trad.Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira.

STANISLAVSKY,Konstantin.An actor’s work: a student diary.USA and London:Routledge,2008.Trad.Jean Benedetti.


[2] ‘Acting is action. The basis of theatre is doing, dynamism. The word “drama” itself in Ancient Greek means “an action being performed”. In Latin the corresponding word is actio, and the root of this same word has passed into our vocabulary, “action”, “actor”, “act”. So, drama is an action we can see being performed, and, when he comes on, the actor becomes an agent in that action.

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