sábado, 14 de agosto de 2010

Oficinas de teatro no SESC Londrina:

 

Ator em jogo

Oficina INICIAÇÃO À TRAVESSIA DO ATOR -NARRADOR Experimentos teatrais a partir de material não-dramático Coordenação: Lígia Borges e Roberta Stein (Teatro da Travessia – SP) A oficina propõe ao participante uma aproximação do processo criativo do ator narrador e do trabalho cênico a partir de textos não-dramáticos, ou seja, não criados diretamente para a cena. Mas quem seria esse ator-narrador? Qual a sua particularidade? O ator-narrador, em geral, não se limita à mimese (imitação) dos acontecimentos; ele pode realizar a inserção de comentários, criticas e questionamentos, mostrando seu ponto de vista sobre a cena. Pode lidar com materiais não-dramáticos de fontes diversas e criar imagens que dialoguem com os textos – não necessariamente reafirmando-os. Esse ator pode assumir posturas diversas em relação à história. Pode ser: 1) um narrador onisciente, que conta em 3ª. pessoa e se mantém à parte das situações; 2) pode ser envolvido, narrando, em 1ª. ou 3ª. pessoa, algo como se o tivesse vivido ou presenciado; 3) um narrador-personagem, que transita entre momentos de representação e de narrativa, e entre a interpretação de um papel e a narrativa; 4) ou ainda uma personagem-personagem, que age ou narra sempre mantendo o mesmo ponto de vista sobre a história. Para tanto, nos primeiros encontros serão realizadas experimentações com relatos pessoais dos participantes, de modo a serem conhecidos os assuntos e as formas de narrar que mais lhes interessam. Posteriormente, serão introduzidos referenciais literários diversos – levados por eles próprios e pelas coordenadoras, de modo que ambos os materiais se tornem estrutura das improvisações e cenas narrativas. Público alvo : Artistas, estudantes de Artes Cênicas, Letras, Pedagogia, Professores. Semana Literária SESC PR Oficina: Iniciação à travessia do ator narrador Ligia Borges e Roberta Stein (SP) 14, 15 e 16 de setembro - 14h às 18h Salão Social - SESC Londrina Inscrições gratis - vagas limitadas enviar carta de interesse e curriculo para: alexandresimioni@sescpr.com.br com assunto: OFICINA ATOR NARRADOR até dia 27 de agosto (quinta-feira) Nesta oficina, compartilhamos com os alunos um pouco da nossa prática na criação do espetáculo "Ele precisa começar", com algumas das ferramentas desenvolvidas em nosso processo criativo, exercícios físicos, jogos teatrais, jogos de percepção, trabalhos com texto, estudo das relações cênicas entre ação e narração, e técnica de improvisação.

Queremos estimular o material de trabalho de cada participante, seus próprios recursos corporais, vocais e imaginativos, buscando abrir vias de acesso para novas abordagens criativas e artísticas.

Ministrante: Alex Cassal, co-diretor do espetáculo

Alex Cassal nasceu em Porto Alegre em 1967, trabalhou nos anos 80 e 90 com os grupos teatrais gaúchos Oi Nóis Aqui Traveiz e Alcatéia. Foi um dos fundadores do Movimento de Grupos de Teatro de Rua de Porto Alegre , no qual contribuiu na busca de novas diretrizes para a arte em espaços públicos.

No Rio de Janeiro desde 1996, atua no território de cruzamento entre dança e teatro, performance e artes visuais , colaborando com artistas como Enrique Diaz, Dani Lima, Gustavo Ciríaco, Denise Stutz, Alice Ripoll e Felipe Rocha.

Em 2002, foi um dos dez artistas brasileiros selecionados para o projeto Dialogue Sessions RJ Springdance , com Thomas Lehmen, Jan Ritsema e Helena Katz. Em 2005, foi um dos realizadores do evento V::E::R - 1º Encontro de Live Art do Rio de Janeiro , na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi selecionado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com dois projetos: a coreografia “ Gêmeos” e o videodança “ Jornada ao umbigo do mundo” , já exibido em festivais de cinema ou dança em países como Uruguai, Argentina, Chile, México, Alemanha, Grécia, Espanha, Croácia, Itália e Japão.

Em 2008, foi selecionado para o Programa de Residências Artísticas para Criadores de Iberoamérica e passou três meses no México, coordenando um projeto de pesquisa coreográfica para espaços urbanos. Em 2009, participou dos projetos Estúdios e Cartões de Visita , em Lisboa, promovidos pelo coletivo Mundo Perfeito , do diretor Tiago Rodrigues. Em 2010, colabora com o diretor carioca Enrique Diaz na nova produção do Coletivo Improviso , “Otro”.

Palco Giratório

Oficina: O trabalho do ator e 9 pontos de vista

Alex Cassal

23 e 24 de agosto - 9h às 13h

Sala de Ensaios - SESC Londrina

Inscrições gratis - máximo 15 participantes

enviar carta de interesse e para: alexandresimioni@sescpr.com.br com assunto: OFICINA PALCO GIRATÓRIO

até dia 19 de agosto (quinta-feira)

Oficina

INICIAÇÃO À TRAVESSIA DO ATOR -NARRADOR

Experimentos teatrais a partir de material não-dramático

Coordenação: Lígia Borges e Roberta Stein (Teatro da Travessia – SP)

A oficina propõe ao participante uma aproximação do processo criativo do ator narrador e do trabalho cênico a partir de textos não-dramáticos, ou seja, não criados diretamente para a cena. Mas quem seria esse ator-narrador? Qual a sua particularidade?

O ator-narrador, em geral, não se limita à mimese (imitação) dos acontecimentos; ele pode realizar a inserção de comentários, criticas e questionamentos, mostrando seu ponto de vista sobre a cena. Pode lidar com materiais não-dramáticos de fontes diversas e criar imagens que dialoguem com os textos – não necessariamente reafirmando-os.

Esse ator pode assumir posturas diversas em relação à história. Pode ser: 1) um narrador onisciente, que conta em 3ª. pessoa e se mantém à parte das situações; 2) pode ser envolvido, narrando, em 1ª. ou 3ª. pessoa, algo como se o tivesse vivido ou presenciado; 3) um narrador-personagem, que transita entre momentos de representação e de narrativa, e entre a interpretação de um papel e a narrativa; 4) ou ainda uma personagem-personagem, que age ou narra sempre mantendo o mesmo ponto de vista sobre a história.

Para tanto, nos primeiros encontros serão realizadas experimentações com relatos pessoais dos participantes, de modo a serem conhecidos os assuntos e as formas de narrar que mais lhes interessam. Posteriormente, serão introduzidos referenciais literários diversos – levados por eles próprios e pelas coordenadoras, de modo que ambos os materiais se tornem estrutura das improvisações e cenas narrativas.

Público alvo : Artistas, estudantes de Artes Cênicas, Letras, Pedagogia, Professores.

Semana Literária SESC PR 

Oficina: Iniciação à travessia do ator narrador

Ligia Borges e Roberta Stein (SP) 

14, 15 e 16 de setembro - 14h às 18h

Salão Social - SESC Londrina

Inscrições gratis - vagas limitadas

enviar carta de interesse e curriculo para: alexandresimioni@sescpr.com.br com assunto: OFICINA ATOR NARRADOR 

até dia  27 de agosto (quinta-feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário