terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Londrina celebra Commedia Dell'arte !




Venho com este divulgar o curso de Commedia Dell'arte que realizar-se-á nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2011 no Centro Londrinense de Artes Cênicas ( CLAC ). O workshop - que tem a direção pedagógica de Byron Skouris e Camilla Bombardini - faz parte do projeto Arlechino Mambembe, que já passou pela Grécia, Itália, e também pelo Brasil, no final do ano passado.

Ai está uma oportunidade de ouro àqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre esse importante patrimônio artístico da humanidade: a commedia dell'arte. Posso parecer exagerado, o título não foi conferido por nenhum órgão internacional responsável para tal, é, antes, uma opinião pessoal. Os comediantes dell'arte constituíram o primeiro grupo de atores profissionais na história do teatro ocidental. Ficaram conhecidos pela exímia destreza física com a qual desenvolviam suas apresentações nos lugares pelos quais passavam, encantando a espectadores das mais distintas classes sociais e origens. Alguns ganharam abrigo real, outros, desenvolveram carreira mambembe. A commedia dell'arte evidencia sua ifluência, por exemplo, no gênio shakespeariano bem como nas commedias de Moliére. 

Uma sugestão pessoal ? Não percam essa oportunidade ! Segue a mensagem que recebi de Fernanda, a quem agradeço por enviar-me:


Projeto"Arlecchino Mambembe"2010-2011
Workshop commedia dell’arte

"Estamos em busca de formas eficazes para contar estorias que aproximam todas as culturas.Aquelas estorias necessárias de onde provém, de tempos esquecidos, os caracteres arquetípicos da sociedade: os servos e patrões,amantes e intelectuais, pícaros e arrogantes,fracos e estupidos.A máscara,potente elemento primário do teatro,se torna assim mais potente ainda em um momento no qual o mundo pede o uso de formas expressivas diferentes da língua nacional".
                                                                                                                                    A.Mnouchkine

Introdução

Commedia “buffonesca”, commedia “istrionica”,commedia di” maschere”,commedia “all’improvviso”,commedia italiana:as denominações do gênere foram muitas, mas foi aquela de Commedia dell’arte que prevaleceu porque definia com precisão o seu caráter essencial, que era: de ser recitada, pela primeira vez na europa por companhias de cômicos legalmente constituídos, com artistas que viviam da própria arte; em outros termos: comicos de profissão.
Com a commedia dell’arte aparece uma nova organização de atores especializados através um adestramento técnico, mimico, vocal, coreográfico,acrobático e frequentemente com uma preparação cultural.
Tipos fixos se encontraram em todos os gêneres de farsa e de commedia. Não floresceram só na Itália mas também Grécia, magna Grécia e Oriente:bufões mascarados, palhaços improvisadores de dialogos não decorados rigorosamente a memória, se fizeram presentes  em distintos países e períodos históricos.
Mas o que caracteriza próprio a commedia dell’arte, é a arte metódica com a qual as faculdades adquiridas de mímica e improvisação do cômico italiano foram disciplinadas, para conduzir a uma perfeição conciliada ao máximo resultado de uma máquina cênica.

Objetivo

            Com este projeto pretendemos apresentar a Commedia dell'arte na sua forma mais fiel, trazendo à luz as referências estéticas da tradição italiana. Levando os participantes a reconhecer os aspectos fundamentais desta forma teatral, seus principais representantes: os personagens, o  contexto histórico e geográfico em que se fundamenta, e  assim, conduzir à descoberta do sentido e importância desse evento.
            Queremos divulgar a Commedia dell'arte como instrumento de reflexão, para discutir  relações humanas, fazer críticas sociais, falar de identidade e diversidade .
            Para aqueles que se ocupam de teatro, queremos exaltar a Commedia como percurso formativo, como chave de aproximação  a aspectos essenciais  do teatro.Por em evidência  o trabalho de Grupo, a disciplina e a profissionalismo.


Programa
           
O trabalho a ser feito è composto de 5 fases principais:

1-História, referências pictóricas e contemporanização da Commedia dell'arte
2-Treinamento apartir de diversas disciplinas e principios, das  quais fazem parte  a dança clássica e contemporânea, mímica, acrobacia, técnicas orientais de luta e dança.
3-Apresentação de personagens e máscaras originais italianas em couro ( de G.Demarchi, Mascareiro de Fellini)
4-Estudo de  canovacci e arquivos audiovisual
5-Condivisão do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário