quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Shakespeare é atemporal.Por que ?

William Shakespeare ainda nos seduz.Quando mergulhamos em sua densa obra, conseguimos descobrir nas palavras que deixou, uma complexa teia de sentimentos humanos representados de maneira magestral.
Poderia tecer considerações mais aprofundadas sobre alguma obra do autor.Hamlet, talvez, o personagem mais discutido na história do teatro, serviu de subsídio para outros mestres, que sobre o príncipe da Dinamarca se debruçaram a fim de extrair dele considerações sobre a alma humana(1).
Freud certamente refletiu sobre a obra shakespeariana, e bem sabia que, em suma, nada do que descreveu sob o cunho científico da psicanálise não tinha já sido tratado pelos discursos mito-poéticos que o precederam – haja visto o caso de Édipo, personagem criado pela ficção de Sófocles, que resurge que nomeia o trauma psicosexual infantil descrito por Freud.
Com o século XX, o advento do cinema.Shakespeare é então retratado pelos olhares de cineastas como Akira Kurosawa, Roman Polanski, Peter Greenaway, entre tantos outros.Temos também Peter Brook, responsável por emblemáticas direções de montagens teatrais baseadas na obra de Shakespeare.
Resta-nos, ainda, a pergunta intermitente que titula o presente texto: por que Shakespeare é atemporal ? Talvez – penso eu – seja por ter ele conseguido tratar dessas forças motoras ontológicas que, inscritas em carne e sangue, procuram palavras para serem traduzidas.Em Shakespeare temos a cobiça, a inveja, a avareza e a fúria, bem como o amor e a solidariedade, a vingativa loucura sábia de Hamlet, e a eterna ciranda de paixões de Sonho de uma noite de verão (…).Humano, assaz humano, simples:simplesmente complexo.
(1)Além dos casos citados no corpo do texto, ainda poderíamos falar em Stanislávski, que atuou como protagonista em Othelo e dirigiu, no Teatro de Arte de Moscou, Hamlet – ao lado Edward Gordon Craig – ou em Grotowski (Estudo sobre Hamlet),Heiner Müller (Hamlet Machine), e outros tantos casos que omito por fugirem a memóriam ou por ignorância, mas que,certamente, se elencados, custariam um espaço não disponível nesta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário