terça-feira, 27 de abril de 2010

Há sujeira por de baixo do pano



Dessa vez não me dirijo aos leitores do blog com o intuito de discutir teatro.Também não venho falar sobre uma peça que tenha assistido ou um filme que possa indicar, nem pretendo, com este post, tratar de assuntos ligados a estética ou qualquer outro objeto de estudo filosófico ou artístico.

Trato de economia.Economia ? - perguntaram alguns - mas por que um estudante de artes cênicas, alguém que se autodenomina "artista" se interessaria por esse assunto tão chato?

Volto-me às entranhas do sistema econômico por percebê-lo como um poder global que paira soberano sobre um forjado espírito de independência política cada vez mais caduco.Ao assistirem o vídeo que aqui sugiro, espero que me compreendam melhor.Não há, de fato, um poder "político" no sentido senso-comunal da palavra.Presidentes, senadores, deputados, prefeitos e vereadores formam um corpo de fantasias que sustentam um poder maior, aquele que realmente dá as cartas do jogo, estabelece as regras e prevê os resultados: o poder econômico.

Toda essa conversa, que a princípio pode parecer uma "teoria da conspiração" maluca, baseia-se em dados factuais.O documentário "The corporation", dirigido por Jennifer Abbot e Mark Echbart, entranha-se pelos desvios intrigantes das grandes corporações a fim de revelar todo o podre ignorado pela maioria - e eu fazia parte dessa, confesso.O documentário ainda traz depoimentos valiosos de personalidades como Noam Chomsky, importante linguísta americano, e do documentarista canadense Michael Moore (de Tiros em Columbine e Farenhent 11 de setembro entre outros).

Vale a pena conferir também este documentário sobre a Monsanto, importante corporação do setor agrônomo:


Patentiar animais ? Quando chegará a vez dos seres humanos ?

Todos os discursos precedentes - discursos audiovisuais - fazem da teoria abaixo levantada algo muito provável:



É muito importante buscar informação e responder a tais informações com ação.Minha ação, por hora, é essa: pedir para que você compartilhe essa ideia.Indique estes vídeos, você também, para seus próximos.

É isso.Forte abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário